sexta-feira, 5 de junho de 2009

AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM


As Funções da Linguagem

Texto Informativo:

Quando comunicamos, são múltiplas as finalidades que pretendemos atingir: informar, exprimir sentimentos, dar uma ordem, etc. Adequamos, portanto, o nosso discurso a essas finalidades. Daí derivam as funções da linguagem, com as suas marcas específicas. Será, no entanto, difícil encontrar mensagens que utilizem exclusivamente uma das funções, haverá, sim, o predomínio de uma sobre as outras.

1. Função informativa
Está presente sempre que o emissor se limita a informar clara e objectivamente o receptor sobre qualquer realidade ou facto. Encontramo-la sobretudo na informação dos meios de comunicação social, em livros de História, manuais teóricos...

2. Função emotiva (ou expressiva)
Consiste, como o próprio nome indica, numa expressão directa da emoção do emissor que se reflecte directamente no conteúdo da mensagem.

3. Função apelativa
É utilizada pelo emissor sempre que este pretende influenciar o receptor, levá-lo a praticar uma determinada acção. Por isso é utilizada sobretudo na linguagem publicitária e na de comando.

4. Função poética
Resulta de um trabalho de selecção das palavras e da cuidada construção da frase, pois pretende evidenciar o valor estético da mensagem. Por isso, a encontramos, sobretudo, no texto literário.

5. Função metalinguística
Está presente sempre que para explicarmos o funcionamento da língua usamos obrigatoriamente a própria língua, como por exemplo nas aulas de Português, mas também quando queremos verificar se emissor e receptor têm a mesma acepção semântica do código que utilizam.

6. Função fática
Está presente sempre que o emissor quer estabelecer ou manter o contacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário