sábado, 6 de junho de 2009

INFORMAÇÕES E CONSELHOS ÚTEIS SOBRE O EXAME / EXAMES - 2ª PARTE

II – A prova de Português

Para responder ao Grupo I, constituído por questões de interpretação relativas ao texto que lhe é apresentado inicialmente, deve ler, novamente, o texto, visto que a primeira etapa foi de leitura global de todo o enunciado.
Releia cada uma das questões e tente registar os aspectos em que estas incidem, fazendo a identificação do tema da questão, indicando os limites desse tema, ponderando o tratamento que lhe deve dar. Pode, ainda, sublinhar no texto os elementos que se articulam com o primeiro aspecto indicado. Os limites e o tratamento dependem do verbo usado para enunciar a questão. 
Quando não conseguir responder a uma questão, não perca tempo a tentar solucioná-la. Avance e retome-a após ter terminado o teste.

Caso lhe seja pedida uma opinião (texto expositivo-argumentativo) sobre uma obra/autor do programa, não esqueça que, normalmente, lhe é apresentada uma afirmação cujo papel é o de indicar-lhe o caminho que deve seguir na sua exposição. É pois importante que leia as orientações da questão e o enunciado proposto.
Aqui espera-se que exponha:
1 – a parte de verdade que a afirmação contém;
2 – o que de errado ela apresenta;
3 – a sua posição.

Caso lhe seja pedido um comentário, o texto a produzir deve ter uma introdução (curta e que apresente o assunto), um desenvolvimento (exploração do assunto, evitando os desvios e obedecendo a uma ordem cronológica ou lógica), e uma conclusão (resumo da impressão a que chegou, ou síntese dos principais aspectos).

No Grupo III é-lhe proposto um resumo de um texto informativo. Para o fazer, deve recordar as regras que subjazem à produção deste tipo de texto:
1 – Leitura do texto.
2 – Análise preliminar que passa por:
2.1 – divisão do texto em partes;
2.2 – titular cada parte (dar um título);
2.3 – desmontar o texto (procurar as palavras-chave), os articuladores do discurso);
2.4 – sintetizar e organizar as ideias.
3 – Redacção final. Aqui deve observar o seguinte:
3.1 – respeitar a ordem por que o autor apresenta as ideias;
3.2 – manter o fio condutor;
3.3 – não repetir as frases do autor, procurando frases equivalentes, usando nominalizações; não usar o diálogo ou as citações, salvo se estas contiverem uma afirmação importantíssima e evitar as enumerações e as descrições;
3.4 – obedecer ao número de palavras que lhe são propostas.
4 – Leitura do texto produzido para se aperceber da coerência do mesmo, ou das incoerências que subsistirem, e eliminá-las.

 Lista de verbos mais frequentes: caracterizar: evidenciar os traços distintivos ou dominantes; comentar: explicar um texto, uma frase, através de comentários, juízos, ilustrar um pensamento através de análises e de exemplos, para confirmar ou negar; comparar: ligar dois domínios para evidenciar as semelhanças e/ou as diferenças; criticar: ganhar distância e ajuizar acerca de qualquer coisa, realçar a verdade, o falso, as qualidades, os defeitos; descrever: enumerar as características de qualquer coisa, reproduzindo-a com a ajuda de traços observáveis; definir: precisar o conteúdo de um conceito, os seus atributos essenciais; demonstrar: chegar a uma conclusão de forma rigorosa, através de factos ou de raciocínios, responder ao porquê; discutir: proceder ao exame contraditório de uma questão, dizer os prós e os contras, mencionar as vantagens e os inconvenientes; ilustrar: esclarecer o sentido de um texto, de uma proposição, de uma citação com a ajuda de um exemplo, gráfico ou imagem.
(in Métodos para aprender, Porto Editora).
In Dossier exame – 12º ano, Português B, Edições ASA
(adaptado)

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